Andebolmania no "O Regional"


2020-03-08 15:14:16

Andebolmania está quase a chegar e com novidades!

Já são conhecidas as datas para a edição deste ano do Andebolmania. De 8 a 11 de abril, S. João da Madeira volta a ser palco de um dos maiores torneios de andebol do país nos escalões de formação.
Este ano o objetivo passa por ter a competir cerca de 120 equipas, sendo que, a dois meses da data de início do torneio, estão já confirmadas 94, oriundas de Portugal, Espanha e Dinamarca. Pela primeira vez, o torneio vai acolher uma equipa escandinava, zona onde a modalidade tem fortes tradições, “numa clara aposta em dar uma maior competitividade ao torneio”, assegura a organização.
Para a edição deste ano são esperadas ainda mais novidades, como a inclusão dos escalões de sub 17 femininos e sub 19 masculinos, ao mesmo tempo que são reorganizados os escalões por idades.
Por forma a minimizar as diferenças de idades que se vinha a verificar nos últimos anos para o mesmo escalão, em função do país de origem dos atletas, esta reformulação permitirá um maior equilíbrio e igualdade em termos físicos. Por entre as novidades nesta 19.ª edição do Andebolmania, para o último dia do torneio está previsto a realização de um Encontro de Manitas e Bambis, bem como o Torneio de Masters, entre os dias 9 e 11 de abril.
Numa era de novas tecnologias, a organização do Andebolmania está a apostar fortemente nas redes sociais e ambiciona disponibilizar streaming no Pavilhão das Travessas, de forma a permitir a visualização dos jogos via web, em especial para quem não tem a disponibilidade de se poder deslocar até S. João da Madeira. Esta será, caso se venha a concretizar, uma grande novidade que funcionará como teste para futuras edições de um torneio que procura todos os anos melhorar e adaptar-se às novas realidades.
Entretanto, há marcas que o torneio não deixa cair. A festa na Oliva é uma dessas marcas que, segundo a organização, “ajuda a criar um maior espírito de camaradagem entre todos os participantes”.Este ano, a Festa na Oliva está agendada para o dia 9 de abril.
Outra das medidas que se irá manter é a redução do uso do plástico. Recorde-se que este torneio introduziu no ano passado medidas nesse sentido, no âmbito da parceria com a Câmara Municipal de S. João da Madeira e a sua política de sustentabilidade. E, segundo os dados disponibilizados pela autarquia, foram substituídas cerca de 1.200 garrafas de 1,5 litros, 3.000 palhinhas, 2.000 copos de café e 5.000 copos para outras bebidas. E, por isso, essa medida é outra das apostas de continuidade, sendo que “voltarão a ser disponibilizados os Eco-Copos de 0,5l reutilizáveis, os postos de abastecimento de água para eliminar as garrafas, a retirada das palhinhas e substituição dos copos de café”, referem.

Recrutamento de voluntários online está para breve

Mas o Andebolmania é mais do que um mero torneio de andebol, onde mesmo quem não pratica a modalidade pode estar envolvido e vivenciar todo o evento. Para isso, é aberta a possibilidade de participação, tornando-se voluntário. Nesse sentido, irá ser feito, muito em breve, recrutamento online, com o intuito de angariar jovens que durante os dias do torneio terão parte ativa no sucesso do mesmo.
Depois de em 2019 a formação dos voluntários ter apresentado resultados bastante positivos, a organização prepara-se para abrir cursos profissionais, que irão permitir participar neste grande evento, ao mesmo tempo que “proporciona o desenvolvimento de soft skills, vivenciando uma experiência única”.
Nesta área de voluntariado, os jovens podem ser guias/acompanhantes de equipas, oficiais de mesa, darem apoio às cantinas, apoio às escolas, apoio aos pavilhões, apoio ao secretariado, comunicação e imagem.

Paulo Guimarães

https://oregional.pt/andebolmania-esta-quase-a-chegar-e-com-novidades/