O Museu da Chapelaria é tutelado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira que adquiriu, em 1996, o espólio industrial resultante do encerramento de várias unidades fabris relacionadas com a indústria de chapelaria e adquiriu também o edifício da mais importante unidade industrial deste ramo de atividade, a Empresa Industrial de Chapelaria (EICHAP), onde viria a ser instalado o Museu.
Ao longo dos dez anos seguintes, várias equipas multidisciplinares desenvolveram projetos de investigação, grande parte deles financiados pelo Instituto Português dos Museus/ Rede Portuguesa de Museus e pelo Município de S. João da Madeira. Estes estudos foram a base do processo de musealização desta indústria.
A reabilitação do edifício foi financiada no âmbito do Programa Operacional da Cultura - III Quadro Comunitário de Apoio.
A inauguração do Museu da Chapelaria aconteceu a 22 de junho de 2005, com a presença do então Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, sendo Presidente de Câmara o Dr. Castro Almeida.
PRÉMIOS E DISTINÇÕES
Em 2005, o Museu da Chapelaria foi distinguido com uma Menção Honrosa na categoria de Melhor Museu Português, pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).
Em 2010, o Museu da Chapelaria recebeu uma Menção Honrosa na categoria de Melhor Serviço de Extensão Cultural, pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).
Em maio de 2010, o Museu da Chapelaria recebeu a sua Credenciação que consiste no reconhecimento da qualidade do trabalho técnico, científico e cultural da instituição e passou a integrar a Rede Portuguesa de Museus.
Link Museu da Chapelaria: http://www.museudachapelaria.pt/pt/home